COMO DOAR ANIMAIS

SOCORRO, RESGATEI UM ANIMAL, O QUE FAZER AGORA?


Senhoras, Senhores, devo lembrar que a protetora Sueli nao tem canil, não tem a minima condição de resgatar e acolher animais, não pertence a Ongs ou Sociedades Protetoras. Os animais sob a responsabilidade dela estão em lar temporário ou abrigados na sua própria residencia. Ela não pode aceitar nem ser madrinha ou lar temporário pelos motivos acima.  



A protetora Sueli tem recebido e-mails e telefones de pessoas de bom coracao. Essas pessoas resgataram um animal ou uma ninhada de filhotes e entram em panico imediatamente. Procure ficar calmo, não se desespere, não seja precipitado e use sua sabedoria e suas habilidades  para que haja um final feliz. Se alguém de sua casa também entrar em panico, procure amenizar a situação informando que se trata de um trabalho temporário.

Se o animal estiver ferido, pegue-o com um cobertor eleve imediatamente ao veterinário mais próximo para os primeiros socorros. Não deixe de atender um animal atropelado. Se tiver longe do veterinário pare um taxi e explique ao motorista a situação de emergência. Se você viu o atropelamento, pense rápido e tente fotografar ou pegar a placa do carro. Se você testemunha maus tratos ligue para a policia imediatamente. Dependendo do local, você deve ligar para policia rodoviária ajuda-lo a 

1.) Se você estiver de carro, tenha sempre um cobertor, água e ração. Verifique se o bichinho tem alguma identificação. Se tiver, já sabe o que fazer. Se não tiver, fotografe e anote o local e a data e  leve o animal para sua casa ou apartamento.

2) Você deve passar no veterinário para uma consulta e perguntar se você mesmo pode dar um banho.  Em caso positivo, providencie um shampoo feito para animais. Melhor, você pode leva-lo a um profissional, um Pet Shop,  onde você possa ver o trabalho, de preferência os Pet-Shop com janela transparente.

3) Feito isso, você devera providenciar fotos. Quatro fotos, mostrando o corpinho, o rosto, de perfil. Siga o exemplo das fotos dos anúncios desse blog. A protetora Sueli sempre coloca um pedaço de
carpete cinza ou ela o leva a uma pracinha, prende numa arvore para que ela possa fotografar.
As fotos bem tiradas são absolutamente imperativas para se anuncia-lo nos blogs e sites especializados.

4) Você devera providenciar a castração, vacinação e vermifugar. O veterinário vai orienta-lo. Procure Clinicas de ONGS e Hospital Veterinário Popular onde os preços são acessíveis. Você pode procurar o CCZ para cadastrar e colocar o chip no animal.

5) Apos a castração, a primeira dose da vacina e os vermífugos, você mesmo pode anunciar os animais. Os links que eu recomendo estão abaixo mas existe muitos outros. Anuncie em todos possíveis imagináveis para que o bichinho tenha a chance de ser visto.

6) No anuncio procure não colocar fotos que ferem, apenas as fotos alegres. Você deve informar
o Nome do bichinho, sexo, idade aprox. (pergunte ao veterinário), temperamento e porte (pequeno, grande, médio), o nome da pessoa de contato, telefone celular de preferência e horário disponível, e-mail, cidade e Estado.
NUNCA informe seu endereço nos anúncios.

7) Providencie um Termo de Adoção Responsável, link esta abaixo. O Termo de Adoção Responsável refere-se a todo o processo de adoção. A pessoa que adotar devera enviar fotos do animal ou você pode visitar o local onde ele esta para saber se esta sendo bem cuidado.

8) A entrevista via telefone: pergunte se a pessoa já teve animais, o que aconteceu com eles, pergunte quantos animais estão na casa, se a pessoa morando de aluguel, o proprietário permite animais na casa. Se for apartamento pergunte quais são as normas do prédio (existem leis agora que protegem os animais no sentido de ter animais em apartamento). Pergunte se o animal crescer muito o que a pessoa vai fazer? Pergunte o bairro onde a pessoa mora. Pergunte se todos da casa estão de acordo e deixe bem claro que o animal pode ser devolvido a você a qualquer momento. Explique para a pessoa que o Termo esta bem claro. Se houver abandono você deve tentar resolver amigavelmente, do contrario você tem o direito de fazer um boletim de ocorrência na delegacia mais próxima.

9) Não deixe o animal sozinho, principalmente se estiver ferido ou necessitar de medicamentos. Se não puder ficar em casa, pede para seus pais, seu primo, sua namorada, pessoas da sua confiança para ir la ficar com o bichinho. Você deve forrar o chão com um cobertor e deixe-o sempre na sombra, com agua e comida. Coloque jornais por todo o lugar ou em um cantinho. Aguá e ração, não precisa explicar, deixar o pote sempre cheio. Se o bichinho não quiser comer, ligue imediatamente para o veterinário. Se ele estiver com vômitos ou diarreia, ligue para o veterinário. Não esqueça do horário dos vermífugos e medicamentos se for o caso.

10) Anunciado, esse animal que você resgatou tem muita chance de ser adotado. Se ele não for adotado, adote-o temporariamente, sempre vai aparecer alguém que o adote. Mas, no caso de não aparecer ninguém, continue a publicar anúncios. Converse com sua família para que tenham um pouco mais de paciência. Procure nesse meio tempo, adestrar o animal sem crueldade. Há centenas de sites tipo Faca Você Mesmo!. Eles são inteligentes, aprendem relativamente rápido. Quando conseguir adestra-lo, você pode acrescentar esse item no anuncio.

11) Faz a sua parte, pense que você não recolheu um animal, mas ganhou um anjo que pode ate salvar sua vida.

12) Se você não tiver condições, coloque-o num hotelzinho decente e limpo, tente conversar com o dono do hotelzinho, olhar os animais, o local e visita-lo todos os dias sem faltar. Isso em ultimo caso, se sua família realmente pressiona-lo de todas as formas que não quer o animal..Mas enquanto eles estão aceitando, tudo bem.
Você pode também conseguir um lar temporário sendo você o responsável para visitar, dar o alimento, água, deixar tudo no jeito para que a pessoa de sua confiança fique com o animalzinho ate que ele seja adotado. 

13) Pessoal, se vocês leram o acima, procurem se colocar no lugar de um protetor que resgata não somente um mas ninhadas inteiras. Lamentável que trabalhem de graca para governos, prefeituras, municípios. Apos anunciar o animal, envie o link para salveosanimais4000@gmail.com para que eu publique nesse Blog Companheiro de 4 Patas. A Sueli NÃO tem nenhuma responsabilidade sobre anúncios de terceiros, apenas aqueles que ela assumiu a responsabilidade. 

Links sugeridos para anunciar:





Link para imprimir e adaptar o Termo de Adocao Responsavel.







Nenhum comentário: