ANTES DE ADOTAR: LEIA

 VOCÊ  SABE O QUE  SIGNIFICA GUARDA RESPONSÁVEL?

Fonte: GUARDA RESPONSÁVEL emails do Grupo Google

TYSON

Guarda responsável significa um pessoa, no caso um guarda, responsável. Certo, mas Guarda Responsável, tem também uma outra definição.



O direito de possuir um animal de estimação acarreta obrigações ao seu dono. Esses deveres do cidadão chama-se GUARDA RESPONSÁVEL, e os principais são os seguintes:


Vacine Seu Cão Anualmente
Esta providência protege seu animal de diversas doenças que podem levar à morte 


Castre seu animal, macho ou fêmea:


Machos: 


1. Evitar fugas.

2. Evitar o contrangimento de cães "agarrando" em pernas ou braços de visitas.

3. Evitar demarcação do território (xixi fora do lugar).

4. Evitar agressividade motivada por excitação sexual constante.

5. Evitar tumores testiculares.

6. Controle populacional, evitando o aumento do número de animais de rua.

7. Evitar a perpetuação de doenças geneticamente transmissíveis como epilepsiadisplasia coxo-femuralcatarata juvenil, etc.. (em animais que tiveram o diagnóstico dessas e outras doenças).


Fêmeas:

As fêmeas castradas antes de 1 ano de idade, têm chance bastante reduzida de desenvolver câncer de mama na fase adulta, se comparado às fêmeas não castradas. A possibilidade de câncer de mama é praticamente zero quando a castração ocorre antes do primeiro cio. A retirada do útero anula a chance de problemas uterinos bastante comuns em cadelas após os 6 anos de idade, cujo tratamento é cirúrgico, com a remoção do orgão. Evita piometra (grave infecção uterina) em fêmeas adultas

Identifique Seu Animal

Esta simples providência pode ser a solução no caso de seu cão, gato ou ave se perder. Coloque em uma plaquinha metálica seu nome e telefone em uma coleira. Certamente a pessoa que encontrar um animal assim identificado irá imediatamente entrar em contato com você. 

Tenha Fotos de seu Animal de Estimação

Sempre que possível tire fotos atualizadas de seu animal. Na eventualidade de precisar imprimir folhetos ou cartazes será mais fácil para a pessoa que o encontrar identificar seu animal. 

Mantenha Portões Fechados e Cercas Bem Cuidadas
A grande maioria de casos de desparecimento de animais domésticos são causados por simples distração de seu donos ou das pessoas da casa ao manter portas e portões abertos. Buracos em cercas também devem ser consertados. 

Mantenha Seu Cão ou Gato com identificação


Procure sempre mantê-lo com alguma identificação. Ao sair mantenha-o na coleira. Cães e gatos, ao sair de seu ambiente, podem se sentir desorientados e assim escapar do controle de seu dono. 

Cuidados Nas Viagens

Atenção redobrada nas viagens de férias, tenha certeza que seu pet terá um lugar seguro e adequado para ficar. Animais desaparecidos em viagens são mais comum que se possa supor e sua recuperação muito mais difícil.


Algumas dicas importantes:

• Considere a possibilidade de adestrar seu cão. Cães adestrados dificilmente se perdem.

• Na ocasião certa, procure um veterinário para se aconselhar a respeito da castração de seu animal. 

Cães, e especialmente os gatos, tornam-se mais "caseiros" ao serem castrados.

• Guarde bem seu pet nas ocasiões comemorativas, como São João e festas de fim de ano, quando o barulho de fogos desorientam os animais, que podem correr sem destino. (Os caninos tem audição sensível por isso quando houver barulho de fogos de artifícios, leve-o para o quarto e coloque uma musica clássica e suave, nao deixe ele sozinho)



______________________________________________________________________________

"O Animal   que   o homem   escolher   como

 companheiro nunca deverá ser abandonado"

Fonte:  ANTES DE ADOTAR Grupos Google

LULECA

Cães e Gatos vivem em média 12 anos. Aquele filhotinho que você está adotando, viverá vários anos ao seu lado, portanto, se você e sua família costumam viajar para lugares onde não se pode levar animais melhor não adotar, a menos que possam contar com pessoas próximas no convívio para que cuidem do animal na sua ausência.


Cães sentem tristeza assim como os humanos, principalmente quando estão sozinhos. Se você trabalha fora o dia todo e quer um bichinho pra lhe fazer companhia, o gato é o ideal, pois ele é mais auto suficiente, embora também se apegue ao dono. Gatos dormem muitas horas, portanto se adaptam melhor à ausência do dono. Muitas pessoas dizem que o gato gosta da casa mais que do dono. Isso não é verdade. Se o gato for tratado com a mesma afetividade com que tratamos os cães, ele responderá da mesma maneira.


O ideal é ter sempre mais de um animal, pois um faz companhia para o outro, brincam e não ficam tão dependentes emocionalmente dos donos como ficariam se estivessem sozinhos. Cães e gatos são animais muito sociáveis e tendo outro da mesma espécie no convívio, eles se sentem mais seguros e menos depressivos. A opção cão e gato também é possível. Cães e gatos, ao contrário do que diz a lenda, podem se tornar grandes companheiros.


Se você mora em apartamento não pense que não pode ter um animal de estimação. A Lei garante a todo o cidadão o direito de ter o animal que escolher para ser seu companheiro, desde que o mesmo não cause prejuízo para os vizinhos. Procure adotar um gato ou um cão adulto, que se adaptam mais facilmente.


Posse responsável começa na ADOÇÃO, não na compra de animais. Quando você compra, está incentivando a criação de mais filhotes e mais abandonos. . Para cada filhote que se compra, muitos morrem na carrocinha ou abandonados nas ruas O famoso "vira-lata" ou SRD (sem raça definida) é o cão mais versátil que há, além do mais saudável também. Os cruzamentos constantes entre animais com parentesco, o que caracteriza CÃES DE RAÇA em geral, muitas vezes são responsáveis por doenças congênitas.


Se o seu filho quer um cão ou um gatinho mas ele ainda é muito pequeno para entender que animais sentem como nós, dê a ele um animal de pelúcia, até que ele esteja maduro para se responsabilizar pelo animal.

Se você não tem paciência ou tempo para criar um filhote, adote um animal adulto. Há inúmeras vantagens, principalmente se for um cão ou gato abandonado. Esses animais ficam tão estressados por terem que viver nas ruas, vítimas de toda sorte de crueldades, que quando encontram "um cantinho" e amor tornam-se gratos pelo resto de suas vidas. Animais adotados quando adultos fazem de tudo para agradar, por isso fica mais fácil educá-los a fazer as necessidades no lugar certo. A grande maioria dos animais adultos encontrados, não precisa ser ensinada . Por instinto, por serem adultos e "vividos" eles já sabem que "fora" é o melhor lugar para fazer as necessidades (lavanderia, quintal, ou mesmo na rua, quando levados para passear).


Cuidados veterinários também custam dinheiro e você precisa pensar se vai ter condições de dar assistência ao seu animal quando necessário.Vacinação é tão imprescindível quanto a necessidade de esterilização do cão ou gato que você pretende adquirir.

_________________________________________________________________________






Nenhum comentário: